TÊNIS DE MESA



O tênis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX. Imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado, objetos do dia a dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.[1] A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente.

As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ping pong. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou a marca em 1901 e então os outros fabricantes passaram a usar o nome tênis de mesa. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos onde Jaques vendeu os direitos do nome ping pong para os Parker Brothers.

Uma inovação importante veio com James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celuloide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.

A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901 quando torneios foram organizados, livros foram escritos e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 1926. Londres sediou o primeiro Mundial em 1927. Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.

No fim de 2000, as antigas bolas de 38 mm foram oficialmente trocadas pelas de 40 mm. Tal medida foi tomada para aumentar a resistência do ar sobre a bola e efetivamente tornar o jogo mais lento. Já naquela os jogadores começaram a aumentar a grossura da esponja da borracha tornando o jogo extremamente rápido.

Após a mudança espera-se que o tênis de mesa seja mais fácil de ser assistido e que assim o esporte ganhe popularidade.


Tênis de mesa no Brasil


No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, por volta de 1905, começaram a implantá-lo no país. No ano de 1912 foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo, sagrando-se vencedor o Vitória Ideal Clube. Até então, o tênis de mesa era praticado somente em casas particulares e em clubes.


Curiosidades:

• 乒乓球 (ping pang qiu) é o nome oficial na China e Taiwan.
• 卓球 (takkyu) é o nome oficial do esporte no Japão.
• 탁구 (Tak-ku) é o nome oficial do esporte na Coreia.

Fonte: Wikipédia


Presente no Costa Verde Tennis Clube está acadêmia ABTM Salvador. Conduzida pelo Professor Caio Anadi uma das referências do nordeste da modalidade.
Os contatos para aulas e treinamentos são:
Telefone: (71) 99324-9424
Email: abtmsalvador@hotmail.com





HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

Central de Atendimento: Tel.: 71.3367-9805
Segunda a Sexta das 8h ás 21h
Sábado, domingo e feriado das 8 ás 18h

Piscina
Segunda a Sexta das 6h ás 22h
Sábado, domingo e feriado das 8 ás 17h

Quadra de Tênis
Segunda a Sexta das 6h ás 22h
Sábado, domingo e feriado das 8 ás 21h

Sauna
Segunda a Sexta das 16:30h ás 21h
Sábado das 10h ás 19h
Domingo e Feriados das 10 ás 18h





CONTATO POR E-MAIL:

Administrativo
administrativo@cvtc.com.br

Gerência
gerencia@cvtc.com.br

Eventos
eventos@cvtc.com.br